top of page
Buscar

Beleza: Como lavar os cabelos corretamente?



De nada adianta utilizar os melhores produtos para o tratamento dos cabelos se na hora de lavar você não fizer o correto. A maneira de aplicar os produtos no cabelo, a temperatura da água e o modo como você massageia influencia na saúde dos fios, e consequentemente, na beleza dos fios.


Reunimos aqui algumas dicas que farão toda diferença no dia a dia de cuidados e no resultado esperado, assim como profissionais fazem quando deixam você linda ao sair do salão em tratamentos especializados dos cabelos e couro cabeludo:



1 – Crie o hábito de escovar o cabelo antes de entrar no chuveiro

É fato que muitas vezes não temos tempo, mas se puder, escove o cabelo antes de molhá-lo no banho. Esta pratica deixa os fios mais macios e leves e evita quebras ocasionadas pelas tentativas de desembaraçá-los úmidos.


2 – Lave com shampoo duas vezes

Aplique o shampoo duas vezes nos cabelos, pois na primeira ele age na limpeza dos resíduos ruins, já na segunda ele consegue fazer penetrar melhor seus princípios ativos.


3 – Lave com água morna no começo

Ao lavar os cabelos inicialmente com água morna, ajuda na abertura da cutícula do fio e permite que o shampoo penetre, limpe e deixe seus nutrientes.


4 – Retire o excesso de água antes de passar o condicionador

Não torça seu cabelo, delicadamente aperte com as mãos o cabelo para retirar o excesso de água, pois o cabelo excessivamente molhado faz o condicionador passar suavemente pelos fios sem absorção. O que significa que, além de não fazê-lo funcionar tão bem, haverá desperdício de produto.


5 – Não aplique condicionador no couro cabeludo

Naturalmente, o couro cabeludo já produz uma grande quantidade de óleo e passar condicionador nesta região causará problemas como proliferação de fungos, lesões avermelhadas, coceira e descamação de camadas de crosta aderidas à cabeça.

Estes problemas além de desagradáveis por si só, também prejudicam os cabelos, pois os nutrientes terão dificuldades em chegar aos fios, que ficarão mais frágeis e suscetíveis à quebra e queda. Sendo assim, o condicionador só deve ser aplicado no meio e nas pontas dos cabelos e uma quantidade igual ao tamanho de uma moeda de um real.


6 – Deixe o condicionador agir

Após aplicar o condicionador é importante deixá-lo nos cabelos por pelo menos dois minutos para permitir que dê maior definição aos cabelos, principalmente os cacheados.


7 – Enxague o cabelo com água fria

Quando você for enxaguar seus cabelos depois de aplicar o condicionador procure usar a água mais fria, pois como a água morna abre a cutícula, a água fria fecha, ou seja, os benefícios de hidratação do condicionador ficarão travados no cabelo, deixando-os mais sedosos e brilhantes.


Além disso, refrescar o couro cabeludo com água fria é importante porque a mudança de temperatura estimula a circulação sanguínea, e consequentemente, facilita a transmissão de nutrientes para os fios, e também para que o frio evite a produção excessiva de oleosidade que faz mal ao couro cabeludo, deixando os cabelos feios e danificados.


bottom of page